Depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Causas da depressão

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não a causa da depressão.

Vale ressaltar que o estresse ou alguns fatores como perdas, frustrações podem precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento da vida.

São sintomas de depressão:

Tratamentos para depressão:

O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente.

Porém os resultados ocorrem de maneira gradativa e circular, a medicação precisa ser administrada gradualmente os feitos não são percebidos de imediato, exige alguns meses de tratamento para adequar a dose da medicação. O paciente precisa ter paciência para lidar com o processo para começar obter resultados positivos, alguns pacientes ficam muito ansiosos para obter um resultado rápido e troca de médico várias vezes, essa atitude dificulta o processo de tratamento.

Psicoterapia individual ou em grupo representa 50% do tratamento e a possibilidade de recaída, importante os medicamentos melhoram os sintomas mas são as psicoterapias que tratam as causas ajudam os indivíduos perceberem suas estruturas emocionais para lidar com o mundo a sua volta , além de aumentar a sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

Link : sociedade brasileira de psiquiatria e psicologia

Link : matéria sobre depressão.