Problema que acomete pessoas que sofreram violência física ou emocional.

Estado  das vítimas após uma situação de agressão. As situações vividas podem ser várias: assaltos, acidentes de trânsito, sequestros, violência sexual, presenciar uma situação violenta que ocorre com outra pessoa, entre várias outras situaçōes de agressões.

Todas estas situações podem ultrapassar o limiar de tolerância de uma pessoa em relação ao que ela experienciou. Assim, para algumas pessoas, a experiência de violência pode ser vivida como traumática, o que significa que a pessoa vive uma intensa reação de estresse na situação, sendo que mesmo pós o fato ocorrido a pessoa não consegue retornar ao seu estado psicológico normal.

Sintomas 

Os sintomas  costumam ser agrupados em três categorias:

a) Reexperiência traumática: pensamentos recorrentes e intrusivos que remetem à lembrança do trauma, flashbacks, pesadelos;

b) Esquiva e isolamento social:  a pessoa foge de situações, contatos e atividades que possam reavivar as lembranças dolorosas do trauma;

c) Hiperexcitabilidade psíquica e  psicomotora: taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, hipervigilância.

Tratamento 

A indicação de medicamentos ansiolíticos, quando necessários e psicoterapia individual ou em grupo.

Agende pelo WhatsApp