NEUROLOGIA / PSIQUIATRIA
Dentro da medicina clínica, existe a formação adicional em Neurologia. Seu foco está no estudo do sistema nervoso e seus distúrbios estruturais.
É o cérebro, com seus nervos, músculos e medula que orienta o organismo, fazendo com que tenhamos os nossos cinco sentidos em pleno funcionamento.
O neurologista é responsável pelo tratamento e diagnóstico de doenças que envolvem o cérebro humano, para que o indivíduo consiga interagir com outros seres de forma saudável.
- É recomendado procurar este especialista, caso haja identificação com os sintomas abaixo:
- Tremores;
- Crises convulsivas;
- Distúrbios dos movimentos;
- Dor de cabeça;
- Confusão mental;
- Perda de memória;
- Distúrbios do sono;
- Fraqueza muscular;
- Perda súbita da fala ou visão;
- Paralisia no rosto;
- Perda de equilíbrio;
- Perda da consciência;
- Dificuldade de expressão;
- Dores que não passam com analgésicos.
Psiquiatria
Médico especializado em psiquiatria, área que se dedica aos estudos sobre transtornos mentais, alterações de comportamento.
Para começar o tratamento e dar o diagnóstico ao paciente, o psiquiatra utiliza informações sobre seu histórico familiar comparando aos seus sintomas mais recorrentes.
Somente o psiquiatra pode determinar qual a doença que o paciente apresenta e receitar remédios alopáticos para ajudar no seu tratamento.
- Quando os sintomas envolvem o emocional e seu psicológico, é necessário procurar este especialista quando aparecem os sintomas:
- Angústia;
- Mudanças de humor;
- Insônia;
- Alterações no apetite;
- Dependência em drogas;
- Isolamento;
- Tentativas de suicídio;
- Pensamentos pessimistas e autodestrutivos.4. Qual deles eu devo procurar?Neurologista
Se você se identifica com os sintomas relatados acima e estes estão ligados a aspectos orgânicos do corpo, como por exemplo a dor de cabeça e dores musculares, o neurologista é o especialista ideal e pode te ajudar.Psiquiatra
Mas se você se identifica com os sintomas relacionados a questões emocionais, como por exemplo problemas envolvendo relacionamentos e transtornos psíquicos, o psiquiatra é o especialista certo para te ajudar.5. Como são as consultas?
Neurologista
Para conseguir um diagnóstico completo, o médico precisa da colaboração do seu paciente. Com a parceria estabelecida, fica muito mais fácil seguir com o tratamento.
Na primeira consulta, o paciente chega com várias dúvidas e é natural que queira saber do que exatamente ele está sofrendo. Qual tipo de transtorno ou distúrbio está afetando sua saúde.
Para ter essa resposta mais rapidamente, é importante que o paciente converse com seu médico, relatando seu histórico de problemas de saúde e expor os resultado de testes ou exames já feitos.
Psiquiatra
A primeira consulta é bem parecida com outras consultas comuns. Inicialmente, é realizada a anamnese, que traz informações sobre o histórico de problemas de saúde que o paciente já sofreu antes.
Além dessa análise detalhada, está dentro do processo de diagnóstico de um psiquiatra, comparar os históricos familiares do paciente, perceber e entender quais são suas atividades rotineiras de trabalho e lazer.
A partir do momento em que o paciente entra no consultório, a consulta se inicia. Através da observação do psiquiatra, ele pode identificar aspectos do comportamento, alterações de humor, discurso, entre outros.
Os exames são extremamente necessários, pois grande parte dos transtornos psiquiátricos só são detectados após a aplicação de técnicas e metodologias específicas para avaliação completa do paciente.