Fibromialgia  é uma síndrome que acomete as pessoas com dores difusa por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles , os pacientes refere a dores que andam pelo corpo .

Os sintomas descritos também são: fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

Pessoas portadoras dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, apneia.

Apresentam dificuldade de se concentrar,  problema com memória , prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental

Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)

Dormência e formigamento são sensações anormais que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas muitas vezes são sentidas nos dedos, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas.

Diagnóstico  fibromialgia é realizado  clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico) Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.

O Tratamento é medicamentoso com antidepressivos os tricíclicos costumam funcionar melhor e imprescindível o acompanhamento psicológico individual ou grupo para que ocorra uma mudança na forma de visão do mundo deste paciente o tratamento exige uma mudança de comportamento de estilo de vida.